Pesquisa tradicional de comportamento do consumidor? Tire isso da cabeça. Coloque um neuroheadset.

Pesquisas etnográficas, de focus group, assim como as tradicionais como a entrevista ou via questionários preenchidos pelos consumidores estão perdendo seus tronos, pois não dizem exatamente o que ele está pensando, isso por um simples motivo: está tudo lá no fundo e inacessível ao indivíduo. Ele não sabe dizer o motivo do seu comportamento, pois 98% das informações que temos alojadas em nosso cérebro estão estocadas em nível subconsciente e, portanto nada acessível ao entrevistado.
O máximo que você pode apurar com estes métodos de entrevistas são “enganos” ou mentiras, coisas que o sujeito dirá para justificar seus atos e não o real motivo do comportamento. No caso do focus group você pode até tentar disfarçar o assunto, mesmo assim não terá a resposta correta, que está silenciosament no sistema límbico e no cérebro reptiliano, áreas mais antigas do cérebro e que nos são mistérios e nada fáceis de serem acessadas. Quando se trata de pesquisa etnográfica, o mesmo acontece, porque observando você consegue chegar ao máximo, até o habito do indivíduo, mas não cerne da questão – a sua real intenção, sua vontade.
É preciso repensar a pesquisa de comportamento do consumidor.Tudo pode ser diferente com a chegada dos novos equipamentos que identificam sinais cerebrais do sujeito sem ele ter que lhe dizer nada, apenas agir. Um deles é o Emotiv.
Neste caso as pesquisas são feitas por um neuroheadset acoplado a um computador. Com base nos mais recentes desenvolvimentos em neurotecnologia, a Emotiv desenvolveu uma nova interface pessoal revolucionária para a pesquisa de comportamento do consumidor: O aparelho usa um conjunto de sensores para sintonizar sinais elétricos produzidos pelo cérebro para detectar pensamentos, sentimentos e expressões, e se conecta sem fio com os computadores.
Agora, imagine uma avaliação do layout da sua loja e de todos os itens que nela estão!
O Emotiv EPOC, outro modelo é também um neuroheadset wireless, que usa um conjunto de 14 sensores para entrar em sintonia com os sinais elétricos produzidos pelo cérebro para detectar os pensamentos, sentimentos e expressões do usuário em tempo real. É um equipamento relativamente simples que se conecta sem fio para PCs com Windows, Linux ou MAC OS X.
Este equipamento, hoje, é usado para jogos, mas imagine só colocar sua loja virtual na tela do computador e o sujeito dá um passeio por ela identificando pontos fortes e fracos. As suítes de detecção incorporadas no Emotiv podem interpretar expressões faciais das pessoas em tempo real sem ter que perguntar nada a elas.
Pois é! A pesquisa tradicional de comportamento do consumidor está perdendo o trono para as novas técnicas de neuromarketing. Para entender o seu shopper ou o consumidor em geral não basta observar ou fazer-lhe perguntas, tem que ir a fundo ao comportamento.