ESPM – Núcleo de Estudos do Varejo

 

Apresentação

  • O Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM foi criado em 2004, como parte de mais uma etapa da integração entre empresas e escola.
  • Seguimos as tradições da ESPM como escola referência em marketing e influenciadora por inovar em formatos, programas e temas
  • Proporcionamos um olhar amplo aos nossos estudantes, transformando-os em líderes inovadores.

Razão de ser

ESPM_Varejo_Razão_de_ser

 

Cenário

  • Em um ambiente como o atual, as empresas e seus gestores dependem de sua capacidade de se transformar e inovar.
  • É com esse desafio que trabalhamos, quando desenvolvemos os nossos programas de formação, quando colaboramos com os estudantes a desenvolverem novos conhecimentos e soluções para os desafios que enfrentam no mercado.

Objetivo geral

  • O objetivo do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo é a co-criação de novos conhecimentos, em conjunto com empresas, alunos, professores e stakeholders.

Diferenciais

  • Como prova de visão inovadora e oferta de diferenciais aos nossos estudantes e empresas, o Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM, inaugurou em 2005 o Retail Lab – Laboratório Experimental de Varejo, primeiro do país em instituições de ensino.
  • Neste exclusivo espaço são ministradas aulas e realizadas pesquisas, proporcionando experiência única para estudantes, empresas e professores, que reproduzem em ambiente controlado, situações vividas na prática.
  • Aulas como Gerenciamento por Categorias, Comportamento do Shopper no PDV, Comunicação no PDV entre outras, tornam-se muito mais ricas e fáceis de assimilar.

Segmentos

ESPM_Varejo_Segmentos_1

ESPM_Varejo_Segmentos_2

Relacionamento com o mercado

  • Temos uma grande comunidade formada por alunos, ex-alunos, profissionais e executivos de empresas de todos os portes.
  • Mantemos comunicação diária pelas redes sociais e por meio do nosso blog, o http://varejo.espm.br
  • Semanalmente, publicamos o Clipping do Varejo para milhares de empresas, em um esforço de prestar serviços e facilitar o acesso a informações do mercado.

Parcerias

  • Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM mantém parcerias com empresas e associações empresarias.
  • As parcerias permitem acesso a mercados mais específicos e o desenvolvimento, em contrapartida, de soluções customizadas e co-criadas.

Atividades

Cursos de especialização

  • Neurociência aplicada ao PDV
  • Cenários e tendências do varejo
  • E-commerce
  • Gerenciamento por categorias
  • Gestão do varejo fashion
  • Marketing para franquias
  • Marketing para shopping centers
  • Marketing de varejo
  • Pricing e negociação
  • Shopper marketing

Retail Lab

  • Pesquisa sobre comportamento do shopper no pdv
  • Workshops Comunicação no PDV / Neurociência aplicada ao PDV
  • Retail Tour: Tour pelas lojas de São Paulo

Eventos

  • Pós NRF
  • Debate sobre Marketing para Shopping Centers
  • Evento TI & Varejo
  • As Novas Estratégias em Omini-Channel

Coordenação

O Núcleo de Estudo do Varejo da ESPM conta com a coordenação do prof. Ricardo Pastore.

Cursos previstos para 2014 – (Consulte informações no site)

  • Marketing de Varejo da estratégia à execução
  • E-Commerce
  • Marketing para o Varejo Farma
  • Marketing para Shopping Centers
  • Neurociências Aplicada ao Varejo
  • Shopper Marketing
  • Evento Debate Shopping Centers
  • Branding e Pricing no Varejo
  • Comprador Estratégico nas Pequenas Empresas
  • Compras e Negociações Estratégicas
  • Gestão de Compras e Logística de Abastecimento do Varejo

 

Redes Sociais