O setor de perfumaria no Brasil e a Beauty Fair

Oi pessoal,
Hoje falarei um pouco sobre o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), no qual tive o prazer de fazer trabalhos incríveis tanto para grandes marcas globais, como para marcas regionais em franca expansão nacional.
Ano passado, o setor teve faturamento de R$ 101,7 bilhões, segundo a ABIHPEC, com um crescimento de dois dígitos (11%) em relação ao ano passado. Possui um papel cada vez mais fundamental na economia brasileira, já representando quase 2% do PIB, sendo o terceiro maior mercado mundial de cosméticos e produtos ligados à beleza. Se considerarmos apenas produtos para cabelos, já somos o segundo maior mercado! Impulsionado pelas categorias de condicionadores, colorantes e xampu, que juntos representam 90% do segmento de cabelos, o país faturou R$ 21,2 bilhões em 2014, também crescendo 11% frente a 2013.
Tive a oportunidade de visitar a Beauty Fair em São Paulo. Para quem não sabe, é uma feira de negócios voltada exclusivamente para o profissional e comerciante do setor da beleza. Foi criada em 2005 e é considerado o maior evento do gênero das Américas, recebendo, em média, 150 mil visitas por ano de profissionais em busca de novidades e lançamentos de 500 expositores. Esse ano, na área de Negócios, tivemos workshops bem interessantes e antenados com a realidade atual do mercado, como formas de trabalhar melhor e ganhar mais no PDV, o mercado masculino na cesta de higiene e beleza e como fazer uma gestão estratégica dos preços, por exemplo.
É muito interessante ver o espaço que as marcas nacionais estão ganhando nesse segmento, e ver o show de crescimento que algumas delas estão dando na crise, como é o caso da Haskell, com quem tenho o prazer de estar trabalhando há algum tempo. Maravilhoso stand e incrível performance dos lançamentos.
O segmento perfumaria, certamente, ainda tem muito a crescer, e como todo varejo brasileiro a se profissionalizar no sentido de gestão estratégica, por categoria de produto e desenvolvimento de serviço. Continuaremos acompanhando e aplaudindo o desenvolvimento do segmento.
Esse mês estarei dando cursos de Modelo de Execução e Shopper Marketing na ESPM Rio, para os que desejarem incrementar sua comunicação com os pontos de contato do shopper e melhorar sua execução no PDV.
Bom semana a todos!