Mercado – ecossistema complexo

O ecossistema do mercado de consumo do séc. XXI é do tipo complexo, onde as ofertas de produtos e serviços tecem uma teia tridimensional e globalizada. Com a concorrência dos superplayers acontecendo em multi-canais simultaneos, a gestão tornou-se o “atravessar o abismo numa ponte de cordas rotas”.
Atualmente, as plataformas digitais são mais acessíveis nos dois ambientes entrelaçados: organizações e consumidores.
Do lado de dentro do muro da marca, há um desafio para as empresas, qual seja, gerenciar esta complexa diversidade de pontos de contato e, ao mesmo tempo, preservar a consistência da sua reputação.
No todo, grande parte das populações está interconectada, e as pessoas experimentam em profundidade a interação coletiva do acesso ao conhecimento. Os agrupamentos se reconhecem num território virtual onde as mídias tradicionais são de somenos importância.
A nova percepção de valor está nos “reviews”, opiniões dos consumidores que trafegam na nuvem das redes sociais. A camada digital é a membrana que envolve nosso planeta azul e o novo endereço da “casa da marca”.
Alerta geral!
Impera uma emergência educacional no Quilombo do Brasil, cuja população desfruta do bônus demográfico, que coincide com a explosão das redes sociais, mas possui uma baixa penetração de conhecimento científico, além de língua pouco conhecida pelo resto da humanidade.
As organizações estão pressionadas. Precisam reinventar uma “gestão do conhecimento”, distribuindo consistência na oferta de seus produtos ou serviços, para crescer. Do contrário, vão ficar vendo a banda passar…