Michael Kors compra Jimmy Choo por US$ 1,2 Bi

A icônica marca de sapatos de luxo Jimmy Choo foi adquirida nesta terça-feira pela grife americana Michael Kors por US$ 1,2 Bi (cerca de R$ 3,7 bilhões). A negociação foi confirmada em comunicado ao mercado pela Michael Kors. Segundo analistas, a aquisição vai trazer mais prestígio à Michael Kors, ajudando-a a chegar aos níveis mais elitistas do mercado global.
Mundialmente famosa por ser uma das favoritas da Princesa Diana, por ter aparecido como um dos objetos de consumo mais desejados da personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), no seriado “Sex and the City”, pela modelo Kendall Jenner, irmã de Kim Kardashian, e por diversas celebridades como Michelle Obama, Kate Middleton, Nicole Kidman, Jennifer Lopez, Beyonce e Lady Gaga, a Jimmy Choo se junta a Michael Kors, mundialmente conhecida pelas malas, relógios e outros acessórios de moda.
“Jimmy Choo é uma marca de luxo icônica que oferece calçados, bolsas e outros acessórios distintivos”, afirmou o presidente e diretor-executivo da Michael Kors, John D. Idol. “Nós admiramos o estilo glamouroso e a natureza de tendência dos projetos de Jimmy Choo”, que foi fundada na década de 1990 pelo sapateiro da Malásia Jimmy Choo e pela ex-jornalista de moda da Vogue inglesa Tamara Mellon, com a abertura de uma loja em Londres.
“Adquirir Jimmy Choo é o início de uma estratégia que nós temos para construir um grupo de luxo que realmente está focado em marcas internacionais de moda”, disse John D. Idol. O executivo afirmou ainda que que estava visando mais aquisições, concentrando-se em empresas de luxo que “lideram estilo e tendência”, mas também “têm algum tamanho e escala”, bem como “algum patrimônio”. A Jimmy Choo traz não apenas uma gama diferente de clientes, mas também margens de lucro robustas e uma aura de luxo. A marca compete com Manolo Blahnik e Christian Louboutin para a atenção dos fãs de sapatos femininos de salto alto.
Já a Michael Kors precisa de uma atualização. A marca tornou-se um nome familiar graças ao seu fundador carismático que apareceu por 10 temporadas como juiz no programa de TV de moda “Project Runway”. Sua abordagem à moda se concentrou na idéia de que toda mulher quer se ver “linda e rica”. Durante anos, Michael Kors desfrutou de crescentes receitas, enquanto os clientes consumiam seus acessórios a preços acessíveis, mas algo mudou. A empresa está no processo de fechar de 100 a 125 de suas lojas próprias e reduzir sua exposição a lojas de departamento em um esforço para aumentar sua exclusividade. Ao lado de Ralph Lauren e Calvin Klein, Michael Kors luta para manter sua imagem de marca depois de distribuir amplamente seus produtos em lojas de desconto e shoppings. A marca pretende controlar seus descontos e vender menos itens para lojas de departamento, que são propensas a remarcar itens para renovar seus estoques
A empresa aumentou seu negócio de comércio eletrônico nos últimos meses e tem sido considerada pioneira no uso efetivo das mídias sociais no setor. Foi a primeira marca de moda a patrocinar uma propaganda no Instagram e tem 10,3 milhões de seguidores na plataforma de compartilhamento de imagens. Enquanto Jimmy Choo também promove suas ofertas em mídias sociais (tem 6,8 milhões de seguidores no Instagram), em seus esforços foram mais recentes.
Jimmy Choo tem uma rede de distribuição bem sucedida e equilibrada. Com cerca de 150 lojas de varejo operadas pela empresa, 560 portas multi-marcas, mais de 60 franquias em locais de destaque em todo o mundo, bem como uma presença em muitas das principais lojas de departamento do mundo. A empresa possui uma forte presença na Europa, no Oriente Médio, nas Américas e na Ásia. A marca continua a investir significativamente em sua plataforma online, que experimentou um forte crescimento de receita nos últimos anos. A Michael Kors disse que espera abrir novas lojas de varejo Jimmy Choo e expandir suas ofertas de moda. Ele também planeja desenvolver a presença online de Jimmy Choo.
O plano de venda da marca britânica foi conduzida pela principal acionista da Jimmy Choo, a JAB Holdings, que pertence a família bilionária alemã Reimann. Segundo a agência Ansa, a marca de sapatos já foi comprada três vezes por empresas de private equity antes de passar para a JAB Holding por mais de 500 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 2 bilhões), em 2011. Em abril a Jimmy Choo tinha anunciado que estava se colocando à venda para maximizar os lucros de seus acionistas, dois anos depois de sua entrada na bolsa em Londres.
Sobre os detalhes do negócio, a Goldman Sachs e o JP Morgan aconselharam a Michael Kors, enquanto o Bank of America Merrill Lynch e o Citigroup aconselharam a Jimmy Choo. Nos termos deste acordo milionário, a Jimmy Choo vai passar a ser uma subsidiária integral da Michael Kors. O executivo-chefe da Jimmy Choo, Pierre Dennis, vai manter seu posto assim como a diretora criativa Sandra Choi, a sobrinha do Sr. Choo, que assumiu esta posição na marca depois que a Sra. Mellon saiu.
Jimmy Choo, o fundador da marca.
A seguir alguns dos principais pontos do comunicado da Michael Kors.
John D. Idol, Presidente e diretor executivo da Michael Kors, Disse: “Temos o prazer de anunciar a aquisição de Jimmy Choo, uma marca icônica com uma rica história como uma casa líder de luxo global. Jimmy Choo é conhecida mundialmente pelo seu calçado glamoroso de moda. A empresa é líder na definição de tendências da moda. Seus projetos inovadores e artesanato excepcional ressoam com os trendsetters globalmente. Acreditamos que Jimmy Choo está pronto para um crescimento significativo no futuro e nossa empresa está empenhada em apoiar o forte patrimônio da marca que Jimmy Choo construiu nos últimos 20 anos “.
O Sr. Idol continuou: “Pierre Denis continuará em seu papel como Diretor Presidente da Jimmy Choo. Ele liderou a empresa desde 2012, período durante o qual a Jimmy Choo experimentou um crescimento de vendas composto de 11% ao ano. Pierre traz mais de 25 anos de experiência e um forte histórico com marcas mundiais de luxo de moda. Além disso, a diretora criativa Sandra Choi continuará a liderar as equipes criativas e de design da empresa. Sandra esteve com Jimmy Choo desde a sua criação e tem sido a única diretora criativa desde 2013. Sua visão inovadora e arte de moda criaram uma marca de luxo verdadeiramente reconhecida internacionalmente. O Sr. Denis, a Sra. Choi e o resto da equipe de gestão altamente talentosa fizeram um tremendo trabalho, e essa continuidade de liderança assegurará que o DNA da Jimmy Choo será mantido enquanto trabalhamos juntos para continuar a crescer a marca globalmente “.
Pierre Denis, diretor executivo da Jimmy Choo, disse: “É um privilégio para a nossa equipe de gerenciamento liderar a Jimmy Choo e presidi-la por um período tão emocionante para a nossa empresa. Estamos convencidos de que há muito mais que pode ser entregue nos próximos anos. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a liderança e em equipe com a Michael Kors Holdings Limited, para desenvolver nossa marca icônica. Nossas duas empresas compartilham a mesma visão de liderança de estilo e tendência. Nossa herança de luxo é a base da Jimmy Choo E continuaremos a trazer a visão de nossa marca aos consumidores de forma global”.
Razão Estratégica
A aquisição de Jimmy Choo é esperado entregar uma série de benefícios, incluindo:
- A oportunidade de crescer as vendas da Jimmy Choo para US $ 1 bilhão
- Um portfólio mais equilibrado com maior diversificação de produtos
- Um posicionamento aprimorado no atraente e crescente segmento de calçados de luxo
- A oportunidade de crescer na categoria masculina de calçados de luxo
- Maior expansão no mercado de acessórios de luxo
- Maior exposição a mercados globais, particularmente o mercado em rápido crescimento da Ásia
- O potencial para criar sinergias operacionais de longo prazo
Fonte: com informações do NYT, BBC, Forbes, APF, The Guardian, Reuters, Daily Telegraph, Bloomberg, Vogue e Michael Kors.