Facebook integra redes sociais a e-commerce

O Facebook acaba de liberar para ao Brasil o “Save Button”, um plugin que permite salvar produtos de e-commerce para ver mais tarde na rede social. O plugin permite que produtos de interesse sejam salvos pelo usuário diretamente do site da marca para o seu perfil no Facebook, criando uma wishlist vinculada ao perfil. Caso o usuário goste de uma peça mas não consiga realizar a compra naquele momento, ele terá a possibilidade de acionar o “Save Button”, ou seja, de seguir aquele produto na rede social. Dessa forma, ele passa a receber periodicamente informações sobre ele em suas notificações, tais como descontos na peça e novidades de cores.
As marcas parceiras do Facebook terão o botão “Salvar no Facebook” em cada página de produto de seu site de compras. A possibilidade de salvar posts não é uma novidade no Facebook, mas a extensão para produtos em e-commerce pode mudar e muito a jornada do consumidor.
A novidade já pode ser encontrada no Brasil por meio da Reserva, uma das referências em moda masculina no País. De acordo com Rafael Passos, gerente de e-commerce da marca, trata-se de uma nova abordagem trazida pelo Facebook para o varejo online. “Sabendo quais produtos o usuário tem interesse, futuramente vamos poder programar notificações automáticas sobre variações de preço, quando o produto estiver acabando, promoções ou qualquer outra informação relacionada à sua wishlist”.
Por enquanto, a marca Reserva é a única no Brasil que opera com essa funcionalidade, a convite do próprio Facebook. Essa velha parceria com o Facebook foi um dos motivos da marca ser a escolhida pela empresa para testar a versão beta do Save Button. É o que conta Rafael Passos, gerente de e-commerce da Reserva. “A Reserva sempre enxergou o canal no Facebook como algo estratégico e manteve um bom relacionamento, trocando dados e insights com eles”, conta.
Para Rafael, as marcas também se beneficiarão, uma vez que a ferramenta permitirá conhecer melhor o gosto e o perfil do cliente sem que ele tenha, de fato, efetivado a compra. “A Reserva quer escutar mais o cliente e a ferramenta vai amplificar muito isso. O Save Button permite conhecer o aspiracional do cliente”.
A ferramenta é uma aposta da Reserva para o segmento e-commerce. De acordo com Rafael, a marca ainda não está usando o máximo que o Save Button permite, mas vem trabalhando nisso. “Estamos pensando em abandonar o ‘siga o produto’ já existente no site e substituir pelo botão do Facebook”, conta. Até o momento, o uso do beta rendeu boas impressões: “Retorno de dados de comportamento e uma ótima repercussão”.
O gerente de e-commerce não abre o jogo, mas conta que o Facebook está trabalhando em melhorias para o recurso. E a Reserva estará a par de tudo.
Abaixo passo a passo da novidade:
1 – Página de produtos da Reserva com o Save Product.
2 – Ao salvar o produto ele fica vinculado ao seu próprio perfil no Facebook.
3 – Na home do seu profile os itens salvos ficam no menu esquerdo:
4 – A lista de produtos salvos fica no menu horizontal em ” Products “
Fonte: Divulgação e AdNews