Master em Gestão do Varejo

Business School - São Paulo

Descrição:

Master em Gestão do Varejo tem a proposta de fazer com que o profissional desenvolva competências que aprimorem a eficácia e a eficiência dos processos de decisão estratégica no varejo, abordando os aspectos mais relevantes da gestão varejista e suas relações com todos os componentes das cadeias de produção e distribuição.

O curso visa abordar aspectos estratégicos da gestão de empresas varejistas, além de analisar as principais tendências relacionadas ao mercado de consumo, capacitando o aluno a raciocinar estrategicamente a partir de dados e informações do  mercado varejista e da própria organização, incentivando-os a atitudes com foco em resultado e ética profissional.

A quem se destina

É destinado a profissionais que buscam atuar em posições que demandam competências e habilidades relevantes para a competitividade no mercado de varejo.

O Master em Banking é um curso de Pós-graduação Lato Sensu que visa proporcionar conhecimentos teóricos e práticos, que ocorrem no moderno mundo dos negócios das instituições financeiras, com o objetivo de discutir, criar, planejar, estruturar e implantar projetos inovadores no âmbito dos mercados financeiro e de capitais.

O curso visa fazer com que o profissional entenda as modernas ferramentas e conceitos de gestão de instituições financeiras.

Por que cursar o Master na BSP?

• Estrutura Curricular com Foco em Competências Funcionais e Gerenciais
Estrutura curricular dividida em dois semestres, privilegiando um conteúdo programático que permite uma visão racional das informações de mercado e da organização para tomada de decisão empresarial, com uma abordagem estruturada nos conceitos de pesquisa e gestão.

 • Corpo Docente Internacional, Altamente Qualificado e com Experiência Profissional Consolidada
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.

• Networking
Os alunos dos Masters são profissionais atuantes no mercado de trabalho, em empresas de diversos setores e portes, o que proporciona valiosa rede de relacionamentos que enriquecerá as discussões em sala e a experiência dos alunos durante e após o curso.

• Módulo Internacional Opcional
Os alunos do Master têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios, realizando o Módulo Internacional Opcional na Babson College, nos Estados Unidos, ou na IEDE Business School, no Chile. Os módulos oferecem aos participantes a oportunidade de explorar conceitos e práticas, por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso abrange as principais competências funcionais e as mais relevantes habilidades e técnicas de gestão, necessárias para formar um gestor moderno e inovador, capaz de assumir novos desafios em âmbito internacional.

O curso, que tem duração de 2 semestres, é composto por aulas ministradas de forma dinâmica, por meio de estudo de casos, simulações, debates e apresentações dos alunos.

DISCIPLINAS

Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Esta disciplina propicia a compreensão das relações entre poder, liderança, desempenho e resultados, contribuindo para o desenvolvimento de competências de formação e manutenção de equipes efetivas e sustentáveis. São promovidas reflexões acerca de diversidade, ambientes interculturais (nacionalidades, valores, opções), trabalho em redes interorganizacionais, cybercultura, que, se bem compreendida e gerenciada, pode ser transformada em importante vantagem competitiva.

Ambiente Econômico Global
O ambiente econômico em que se insere o executivo de empresas gera importantes reflexos sobre o processo de planejamento e gestão de estratégias nos negócios. Nesta disciplina, será tratada a elaboração e importância dos cenários para as variáveis macroeconômicas e seu encadeamento na configuração de um panorama completo e consistente da economia. Os instrumentos desenvolvidos serão utilizados como base para a discussão sobre previsões e análises econômicas a respeito do ambiente econômico global atual no qual o Brasil está inserido.

Gestão da Complexidade
Esta disciplina integra os pensamentos linear-cartesiano e sistêmico. Essa integração é só o primeiro passo de um processo mais amplo, cujo objetivo é desenvolver uma visão que permita lidar de modo mais realista e menos teórico com a realidade. Por meio de ideias, métodos e técnicas específicas, é possível lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.

Planejamento do Projeto Final (On-line)
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a natureza e estrutura do processo de pesquisa científica e suas normas metodológicas para elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos e científicos. Irá propiciar os procedimentos da pesquisa quantitativa e qualitativa, e oferecer o aprendizado de técnicas para a coleta, seleção, processamento e divulgação dos resultados para a elaboração do projeto final do curso aplicado às modalidades: plano de negócio, consultoria ou artigo científico.

Gestão de Operações e Logística Empresarial
A disciplina trata os conceitos de cadeia logística global e sua gestão como a escolha do processo de produção, gestão de estoques e suprimentos, bem como da distribuição e logística reversa. Procura orientar as decisões operacionais, de forma a criar e manter a estratégia organizacional. Visa gerar valor no Triple Bottom Line: econômico, social e ambiental. Integra diferentes áreas de influência de uma empresa, desde como se administra seus produtos e serviços, até o desenvolvimento operacional, financeiro e humano de suas atividades.

Gestão de Marketing e Redes Sociais
Esta disciplina proporciona uma visão abrangente dos principais conceitos teóricos e práticos da administração de marketing para capacitar no desenvolvimento de estratégias, seja na gestão off-line como on-line. Será possível identificar como o marketing converge com a estratégia, adotando papel fundamental no processo decisório do negócio e mercado.

Gestão Financeira
A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial. E um mercado altamente competitivo, competências relacionadas à Gestão Financeira são pré-requisitos aos gestores das mais diferentes áreas de atuação. Visa orientar decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. Conceitos como EBITDA, fluxo de caixa e investimento norteiam novos projetos e sustentam as operações de qualquer empresa. Práticas de levantamento de custos, formação de preços, margem e retorno são diferenciais importantes na busca de melhores resultados. Uma boa visão contábil contribui para a análise de boas oportunidades de negócio e completam o perfil de um profissional de sucesso.

Empreendedorismo e Inovação
A disciplina aborda conceitos e técnicas para estimular as habilidades criativas, contribuindo para a formação de profissionais inovadores e empreendedores capazes de fazer uso de tais recursos de maneira crítica e significativa, visando à construção sistêmica de um conhecimento que altera modos de vida e de trabalho, inova nos modelos de valor e, por consequência, empreende as vantagens competitivas como diferenciais estratégicos para alcançar o sucesso.

Projeto Final (Orientação Presencial)
Fomentar e estimular a pesquisa e a sua imediata aplicação e preparar os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os principais fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. Ênfase no mercado, em atitudes inovadoras, éticas e com responsabilidades gerenciais, para a elaboração do projeto final. Consiste na elaboração de um plano de negócios ou, no desenvolvimento de uma consultoria, ou em um artigo a ser publicado em periódico ou congresso científico, que será desenvolvido individualmente, com o intuito do aperfeiçoamento pessoal, acadêmico e profissional.

Direito Empresarial (On-Line)
O panorama jurídico, que circunscreve o funcionamento do mundo empresarial de forma ampla e do mercado financeiro de forma específica, gera importantes reflexos sobre os resultados das operações das empresas. Esta disciplina versa sobre os principais elementos jurídicos associados à gestão empresarial.

Fundamentos e Tendências do Varejo 
Definir os principais conceitos e práticas associados à indústria do varejo e suas tendências. Salientar o papel do varejo na economia, as operações varejistas, bem como a competição varejista no mercado de consumo brasileiro.

Branding no Varejo 
A disciplina tem como foco definir a importância da gestão de marcas no varejo, seus desafios e tendências. Oferece uma visão geral de construção, manutenção e reposicionamento de marcas, bem como a estratégia de arquitetura e hierarquia de marcas no ambiente varejista.

Marketing de Relacionamento, CRM e CEM
O objetivo desta disciplina é demonstrar o relacionamento no varejo. Definir quais serão as estratégias de relacionamento para conquistar e manter clientes, ferramentas e técnicas de controle voltadas a implantar programas de incentivo que busquem a experiência de compra.

Trade Marketing e Canais de Distribuição
O trade marketing irá atuar como orientador das áreas de marketing e de vendas, e buscará a interação com os clientes varejistas e com os consumidores fianis. Esta disciplina integra o conceito de trade marketing e sua interação com os canais de distribuição. Contextualiza o ambiente de mercado e as relações entre indústria e varejo, e a definição das ações de marketing pull (puxar), bem como as ações de sales push (empurrar).

Novas Tecnologias para o Varejo

Design de Ambiente e Atendimento no Varejo
O princípio desta disciplina é abordar o visual merchandising e as técnicas de exposição do produto no ponto de venda, assim como o comportamento e atitude do atendimento para a percepção de valor da marca varejista e sua fidelização à loja.

Módulo Internacional Opcional
Os alunos do Master têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios, realizando um Módulo Internacional opcional em uma das escolas parceiras da BSP. O Módulo Internacional oferece aos alunos a oportunidade de explorar conceitos e práticas por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.

Módulos Internacionais Opcionais

Com o objetivo de preparar o profissional para uma realidade cada vez mais global, a BSP – Business School São Paulo oferece aos alunos a possibilidade de complementar sua formação cursando um módulo internacional opcional em importantes Escolas de Negócios do mundo.

Além de vivenciar os aspectos culturais do país e interagir com profissionais de diversas nacionalidades, os alunos participarão de programas com foco em temas como gestão, liderança e negócios internacionais, o que proporcionará uma formação mais atualizada com as necessidades atuais do mercado, capaz de preparar líderes inovadores e com perspectiva internacional.

Conheça abaixo os Módulos Internacionais Opcionais oferecidos para os Masters:

• IEDE Business School, no Chile 
• Babson College, nos EUA.

Site: http://www.bsp.edu.br

Site do curso: http://bsp.edu.br/cursos/masters/master-em-gestao-do-varejo/

Tel: 0800 015 9020

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