Como conquistar o comprador no e-commerce

Atualmente, no Brasil, a cada 100 pessoas que entram em uma loja virtual, apenas duas ou três, em média, finalizam a compra. Isso acontece por ser uma pesquisa de preço; as formas de pagamento não agradaram; etc. Para o lojista é importante descobrir o que levou à desistência e ter acesso a informações que revelam interesses e comportamentos.
Existem ferramentas que podem auxiliar nesse sentido, como as de Heatmap (mapa de calor que mostra, por meio de cores, as áreas de uma página da internet que foram mais clicadas) e Eye Tracking (rastreadores oculares – dispositivos que detectam o movimento dos olhos e identificam as áreas mais vistas no site). Com esses recursos podem-se detectar problemas de usabilidade da loja virtual e auxiliar na melhora da navegação.
Uma das melhores táticas é o “remarketing” ou “retargeting marketing”, estratégia que possibilita levar a pessoa que chegou até a colocar itens no carrinho de compra ou interagir com a loja virtual, a ver os anúncios em outros sites. Basta utilizar os famosos cookies que identificam todos que entram no site, podendo encontrá-los em outros sites.
Segundo a Digitalents, o retargeting também é uma forma de mapear o comportamento do consumidor e seu uso, combinado com outras ferramentas, como o Google Analytics e o Webtrends Analytics, entre outras opções que possibilitam entender por que ele visitou o site, mas não se engajou, por que não fez nenhuma compra, em qual parte do processo isso ocorreu etc.
Uma pesquisa realizada pela Bizrate Insights revelou que 25% dos usuários gostaram de ser “lembrados” e muitos voltaram ao site para comprar. São ações preciosas para ajudar a fazer mudanças e tornarem a loja mais atrativa, criar campanhas direcionadas, transformando-o de um mero visitante, a um cliente de fato.