Avanços na Internet e a perspectiva do varejo para o fim do ano

Recebi o índice de consumidores que pretendem efetuar compras de bens duráveis no último trimestre do ano e as notícias não são boas para o comércio offline: o número deve cair em média 6,4 pontos em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a pesquisa do PROVAR , da Fundação Instituto de Administração (FIA), realizada entre consumidores da cidade de São Paulo, cerca de 40% dos entrevistados apenas têm a intenção de fazer alguma aquisição de outubro a dezembro deste ano.
Este é o menor resultado em comparação com o mesmo período dos últimos oito anos. Creio que esse cenário representa uma forte desaceleração do consumo de 2014, devido à ocupação do orçamento familiar com outras prestações no momento, porém, por outro lado, as intenções de compra pela Internet apresentam um avanço de 0,8% em comparação com o ano passado.
Isso mostra que o consumidor já planeja suas compras e evidencia em qual canal pretende realizá-la. Deixo claro, que o avanço da internet, nesse caso, se dá pela facilidade da comparação de preços e a sensação de estar fazendo um melhor negócio.
Conseguimos ver grandes varejistas aplicando preços mais interessantes e formas de parcelamento mais longas em seus comércios eletrônicos do que nas suas lojas físicas, isso mostra um reflexo do comportamento do consumidor online, que quase sempre opta pelo parcelamento online.
Podemos pensar que teremos um natal embalado na Black Friday do comércio eletrônico e vamos ver os índices subir com esta data e não mudar até o Natal. Sem esquecer que no comércio eletrônico as compras são antecipadas para garantir a entrega, portanto vamos ver grandes promoções nos próximos meses. Os varejistas offline devem começar a se preparar para essa concorrência antecipada, que será acirrada.
Boas vendas!