As vitrines de natal das grandes lojas de Londres

Então é Natal…. e as lojas de departamentos de Londres fazem esforços grandes para nos impressionar com vitrines e novidades especiais. Para a grande maioria dos varejistas (para não generalizar afirmando a totalidade), esse é o momento-chave do ano já que além do esperado aumento das vendas, as empresas se relacionam com os consumidores de forma mais humana, ainda que indiretamente, seja pelo toque de nostalgia e emoção ou pelos itens que serão ofertados e recebidos em dias especiais.
Fiz um roteiro de lojas durante minha última viagem a Londres para conferir os velhos e os novos endereços que mantém a relevância da capital da Inglaterra no circuito fashion mundial.
Li em um dos jornais de grande circulação, agora não me lembro se foi o Evening Standard ou no Metro News, sobre o aumento da demanda de “Papai Noel” para lojas. Podemos fizer que mesmo após o Brexit, espera-se aumento das vendas em relação ao período passado? Talvez. O varejo de Londres vai melhor do que o da Paris, mas essa é pauta pra outro texto. Vamos as vitrines de Natal das três principais lojas de departamentos da terra da Rainha.
* Selfridges
Sem dúvida a melhor vitrine e ação in store de fim de ano entre as concorrentes direta de mesmo porte. Além de uma vitrine extremamente bem produzida, a Selfridges apresenta uma excelente loja temporária de Natal. Conferiram os videos.
Vitrines:
5 pontos de destaque:
- Papai Noel como protagonista em um direcionamento mais humano do personagem
- Manequins em situações do quotidiano
- Viagens e meios de transporte como um dos temas paralelos
- Grande sortimento de produtos – mix de categoria e price point
- Vitrine diferenciada (quebra de ritmo!) para evidenciar as peças exclusivas da grife Sandro para a Selfrigdes
Pop Up Shop de Natal
Muito boa a ideia de criar um espaço dedicado a customização de packaging. Clientes podem escolher papeis de presente e personalizá-los com nomes e outros dizeres e/ou emoticons, e podem optar por tags e embalagens diferenciadas. Tudo isso por um preço acessível aumentando a experiência in-store.
* Harrods
Sinceramente fiquei um pouco decepcionado com a produção das vitrines desse ano da Harrods. Na fachada principal todas as janelas evidenciavam uma ação em parceria com a Burberry. A união de dois nomes clássicos da moda de luxo inglesa faz muito sentido, mas o resultado ao meu ver ficou a desejar. Solta o play para assistir.
5 pontos de destaque:
- Predominância de tons neutros (P&B nos looks e nos displays)
- Placas de compensado de madeira e papel usados na criação dos cenários
- Ambiente interno com um dos temas paralelos (mesas e biblioteca)
- Produtos específicos em foco – mix de categoria restrito
- Vitrines monobrand – Burberry em evidência total. Peças exclusivas ganham espaços especiais e são apresentadas em mini janelas- reforçando o foco no produto.
* Harvey Nichols
Eu esperava ver uma exuberância excêntrica na HN, mas dessa vez o minimalismo e a monocromia falaram mais alto (como na vizinha Harrods). De qualquer maneira, a disposição dos manequins, o cenário e o jogo de iluminação servem de inspiração e passam alguns mensagens interessantes. Aperta o play.
5 pontos de destaque:
- Predominância do branco (nos maquenins e nos itens de decoração) e do preto (nos looks). O metalizado e o vermelho aparecem como injeção de cor numa alusão ao período de Natal e Réveillon.
- Jogo de luz. A iluminação é sequencial. Essa brincadeira sugere que o passante aguarde e fique mais tempo na frente da loja para descobrir os outros pontos e curiosidades da vitrine.
- Ambiente interno com um dos temas paralelos (mesas e lareira)
- Manequins suspensos numa alusão aos fantoches. #nostalgia Também podemos considerar essa escolha de posicionamento como uma maneira implícita de evidenciar leveza. (E o mundo precisa disso não é mesmo?!)
- Peças selecionadas pela equipe da revista Vogue Britânica em destaque.