5 tendências que apontam os rumos do varejo no Brasil

5 tendências que apontam os rumos do varejo no Brasil:
1) Expansão do Varejo
– o varejo vai continuar crescendo apoiado pelo aumento do consumo pelas famílias, pela credibilidade depositada ao mercado de consumo brasileiro e pelas características do setor que oferece baixa concorrência e oportunidade de expansão orgânica, o que garante margens crescentes à medida em que se aumenta o marketing share.
2) Valorização da Loja Física
– a arquitetura interna e externa tende a ser valorizada para proporcionar maior prazer e conforto durante as compras;
– os processo merecerão maiores desenvolvimentos, auxiliados pela tecnologia, para garantir agilidade na hora da compra;
– o mix de produtos deverá crescer constantemente com a introdução de novas categorias com maior valor agregado pelo próprio varejista;
– os preços tendem a ser mais competitivos e atraentes ao consumidor, apesar do predomínio das grandes redes;
– o atendimento merecerá maiores e mais duradouros investimentos em treinamento e formação;
– a localização será valorizada, a loja caminhará na direção do consumidor a fim de oferecer maior conveniência.
3) Investimento de Tecnologia
– o varejo aumentará os investimentos em tecnologias interativas no PDV, aumentando a comunicação com o consumidor na hora da decisão de compras;
– haverá maior utilização de softwares capazes de contar pessoas ao entrarem nas lojas, acompanhá-las durante as compras e identificá-las no pagamento, inclusive registrando o sentimento manifestado pela expressão facial;
– os investimentos na estratégia omni-channel serão indispensáveis, pois a loja será uma só, física e virtual;
– o mesmo vale para o BIG DATA; a geração de tantos dados tornará essencial investimentos em novos data centers e softwares utilizados na identificação de clientes e seus comportamentos no PDV.
4 – Internacionalização
– teremos o aumento da presença estrangeira no varejo brasileiro e ao mesmo tempo, aumento da presença de gestores estrangeiros. Isso exigirá dos varejistas brasileiros modelos de gestão e governança globalizados, números transparentes, pois são exigências para quem deseja acesso a investidores internacionais.
– é necessário competir nas mesmas bases com os que atuam globalmente, caso seja a intenção equiparar recursos e capacidades competitivas;
5) Sustentabilidade
– os varejistas deverão intensificar suas ações no âmbito social e ambiental, não apenas eventuais, mas sim um rol com objetivos a curto e longo prazos.
– tais ações deverão gerar resultados e não corroê-los para que se tornem de fato sustentáveis.
PS: Estas 5 tendências serão discutidas ao longo do ano, nas atividades da São Paulo Retail Tour.